É um conserto no asfalto feito pela Prefeitura no lugar onde surgiu um buraco: o asfalto velho é removido de toda a área ao redor do buraco, preenchendo-se então o local com asfalto novo.
QUANDO SOLICITAR
Quando identificar um buraco no asfalto que deva ser tapado para evitar que cause acidentes ou danos a veículos.
Caso o buraco tenha sido aberto pela SABESP, COMGÁS ou outra concessionária de serviços públicos, a responsabilidade por fechar o buraco e fazer o conserto do asfalto é dessas instituições. Cabe à secretaria de subprefeituras encaminhar a solicitação do serviço as concessionárias.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
– Endereço completo da ocorrência;
– Informações complementares (preencher no campo “Descrição”).
PRAZO MÁXIMO
45 DIA(s).
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
– Aplicativo SP156;
– Portal de Atendimento SP156.
Presencial:
– Praças de Atendimento das Subprefeituras (clique aqui para os endereços);
– Descomplica SP – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (clique aqui para os endereços).
Telefônico:
– Central Telefônica 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Solicitar o serviço em algum dos canais SP156 ou presencialmente;
2) Preencher o formulário;
3) O serviço chega à Supervisão Técnica de Manutenção (STM) da Subprefeitura responsável pelo endereço;
4) A equipe da Supervisão Técnica de Manutenção (STM) da Subprefeitura realiza vistoria o local indicado e programa o tapa-buraco de acordo com a urgência do atendimento;
5) A
equipe encarregada recebe ordem de serviço da Supervisão Técnica de
Manutenção (STM) e leva até o local a equipe da empresa contratada pela
Subprefeitura para execução do conserto no asfalto;
6)
É realizado recorte e retirada do asfalto em volta do buraco e a área é
raspada para deixá-la pronta para receber o asfalto novo, que é
aplicado no local logo após o recorte do asfalto;
7) Ao ser concluída a solicitação apresentará o status “finalizado” e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.
*A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a reclamação nos canais SP156 e Praças de Atendimento das Subprefeituras pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156. Para acompanhar por meio do Portal SP156, clique aqui.
LEGISLAÇÃO
Para acessar os principais normativos municipais atualizados em relação a esse serviço (clique aqui);
– Portaria SMSP nº 28/2014: rastreamento dos veículos utilizados pelo tapa-buraco (clique aqui);
– Contrato com a empresa responsável pela execução do tapa-buraco na Subprefeitura.
OBSERVAÇÕES
Caso o
buraco resulte de problema em galeria subterrânea que conduz água da
chuva, será realizado o conserto da galeria pela Supervisão Técnica de
Manutenção antes da execução do tapa-buraco.
Para
garantir a qualidade do serviço do tapa-buraco ele não é realizado em
dias chuvosos, o que pode resultar em alterações na programação.
O
tapa-buraco não substitui o recapeamento da rua, serviço programado
(não solicitável que pode ser necessário nos casos em que não se trata
de apenas um ou alguns buracos isolados).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal das Subprefeituras – SMSUB
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM): denunciar (clique aqui), elogiar (clique aqui), sugerir (clique aqui) e reclamar (clique aqui).