Valorizar um imóvel para que ele se torne atrativo e chame a atenção de um possível comprador é uma tarefa que requer atenção tanto de corretores como dos proprietários que desejam vender com maior velocidade.
E apresentar um imóvel que ‘encha os olhos’ do comprador vai além de um simples ‘tapa’ para esconder imperfeições (aliás, isto é coisa que se deve evitar). São necessárias certas providências que o próprio corretor deve pedir ao seu cliente.
Com um ambiente aconchegante, é natural que o possível novo morador sinta-se mais atraído e propenso a fazer propostas sobre o imóvel em questão.
1. Providencie pequenos reparos
A lâmpada queimada, a torneira pingando, o trinco da porta que aguarda ser trocado há anos. Seja lá qual for o reparo que está há tempos aguardando providência, ele deve ser solucionado antes do imóvel ser colocado à venda.
Quem já passou pela incômoda situação de apresentar um imóvel com pequenos defeitos entende o quanto é constrangedor ser questionado pelo possível comprador a respeito de uma goteira ou de um vidro trincado em uma janela.
Evite este tipo de constrangimento! Captou um imóvel? Solicite ao proprietário que faça pequenos reparos. Eles serão fundamentais para a valorização do imóvel.
2. Cuide da limpeza
Por mais que um imóvel esteja impecável para uma apresentação, tudo pode ruir se cheiros desagradáveis estiverem presentes no ambiente. Cheiros de cigarros, encanamentos ou animais podem afugentar qualquer comprador.
Gramado aparado, vidros e pisos limpos, e se possível sem manchas, podem ajudar a causar uma boa impressão. Todo detalhe conta: ficar atento aos dias de coleta de lixo pode também ser importante para que a sua visita ocorra sem maiores sustos.
Para terrenos ou lotes, o cuidado deve ser redobrado. Pois em caso de mato alto ou entulho ser depositado irregularmente no local, o proprietário pode ser multado, depreciando o imóvel.
3. Indique uma pintura nova
Uma pintura nova transmite a sensação de limpeza e de um ambiente bem cuidado. Quando feito com tons sóbrios em todos os cômodos, permite a neutralidade que todo novo morador deseja para sonhar com o seu novo imóvel.
Também são pontos que também chamam a atenção dos compradores e que costumam apresentar problemas quando não são tomados os cuidados: o piso, telhados e calhas. Se houver a possibilidade, é importante realizar a troca.
4. Refaça instalações elétricas e hidráulicas
Imóveis antigos costumam ter contas de consumo altas em razão de fios e instalações elétricas ultrapassados ou de vazamentos ocultos em tubos e encanamentos.
Quando possível, a reforma total ou parcial destas instalações possibilita economia e segurança aos atuais e novos moradores.
A troca de tomadas, medidores e torneiras também ajudam a modernizar o imóvel para o recebimento de vários novos aparelhos elétricos.
5. Mantenha tudo organizado
De nada vai adiantar você ter um imóvel reformado pintado e com instalações novas se ele estiver totalmente desorganizado no dia que um possível comprador for visitá-lo. Vale a pena instruir o proprietário para manter tudo em ordem para apresentar o imóvel.
Vale a pena manter uma agenda de visitas combinada com o proprietário e até cancelar um agendamento caso o imóvel não esteja em condições.
Mesmo que o imóvel esteja desocupado, é importante que ele esteja limpo e organizado, sem ferramentas ou sobras de reforma para não transmitir uma sensação de abandono.
Estas foram nossas dicas para valorizar um imóvel a venda. Existe alguma que você conheça e não está neste texto? Compartilhe nos comentários.
Fonte: vivacorretor