Escritório de arquitetura cria casa com beleza e conforto através de materiais e formas simples
Um escritório de arquitetos demonstrou que é possível criar espaços belos e confortáveis usando materiais e formas simples em um projeto residencial. A Rural Design Architects, localizada na Ilha de Skye, na Escócia, projetou uma casa com um estilo que remete às “tiny houses” e incorpora elementos de galpões rurais. Tanto as características sociais quanto as condições climáticas locais foram consideradas para criar um ambiente eficiente e confortável, sem deixar de lado a estética.
A construção foi realizada utilizando materiais básicos e até sucatas, permitindo que todos os componentes da edificação, incluindo algumas peças do mobiliário, fossem construídos de forma sustentável. A pele externa de metal, predominante em todas as fachadas, tem a função de proteger a casa dos ventos fortes e tempestades comuns na região. Apesar da deslumbrante paisagem natural ao redor, as janelas foram cuidadosamente posicionadas, criando enquadramentos horizontais para valorizar a paisagem. Mesmo com aberturas não tão grandes, os ambientes internos são bem iluminados.
Com 70 metros quadrados, a residência é composta principalmente por madeira reciclada, estrutura e telhas metálicas, e blocos de concreto. O espaço interno é dividido em sala de estar e jantar, cozinha, banheiro, quarto e varanda, além de áreas destinadas à lavanderia, armazenamento e closet.
De acordo com o arquiteto especialista no conceito Passivhaus, Bronwyn Barry, as formas simples, sem grandes superfícies de vidro, conseguem ser mais eficientes de maneira mais fácil. Além disso, esse tipo de projeto simplificado facilita a manutenção da residência.
Com esse projeto, a Rural Design Architects demonstra que é possível criar espaços bonitos, funcionais e confortáveis, utilizando materiais e formas simples, e mostrando que a simplicidade pode ser sinônimo de beleza e eficiência arquitetônica.
Projeto da Rural Design Architects.