O primeiro imóvel é a realização de um desejo tão grande quanto a responsabilidade ao fazer um investimento desse tipo. Por isso, manter a empolgação com a conquista é inevitável. Mas ela deve estar aliada a um bom planejamento e pés bem fincados no chão para que você consiga fazer a escolha ideal e não
O primeiro imóvel é a realização de um desejo tão grande quanto a responsabilidade ao fazer um investimento desse tipo. Por isso, manter a empolgação com a conquista é inevitável. Mas ela deve estar aliada a um bom planejamento e pés bem fincados no chão para que você consiga fazer a escolha ideal e não ter problemas no futuro.
Toda ajuda é bem-vinda na hora de tomar as melhores decisões, não é mesmo? É isso que trouxemos a você neste post! Leia até o fim e descubra tudo o que deve ser levado em consideração para adquirir a sua casa própria. Boa leitura!
Comece pelo planejamento financeiro
Para quem está comprando o primeiro imóvel, esse é, provavelmente, o maior investimento feito em sua vida até agora. Por isso, é preciso uma organização financeira para que tudo dê certo, sem que você precise apertar demais o seu orçamento. Vale, aqui, uma das dicas mais importantes:
- anote detalhadamente suas receitas e despesas;
- quite as suas dívidas, caso as tenha;
- analise com cuidado quais os gastos que podem ser cortados;
- economize uma quantia por mês e faça uma aplicação desse dinheiro para que ele renda;
- pesquise sobre as formas de pagamento mais interessantes para você (financiamento ou consórcio, por exemplo).
Escolha bem a localização
Agora, o momento é de planejar o seu investimento no primeiro imóvel. Uma das coisas mais importantes que devem ser avaliadas é a localização. Pelo menos três questões devem estar em sua mente no momento de escolher em que região vai comprar o seu apartamento ou casa: mobilidade, acessibilidade e valorização do bairro.
Procure fazer suas pesquisas em área que facilitem o seu deslocamento para o trabalho ou para estudos. Verifique, também, situações que podem ser fundamentais para otimizar o seu dia a dia, como proximidade com mercados, padarias, farmácias, estabelecimentos comerciais e de serviços essenciais (saúde e educação, principalmente).
Pense no tipo de imóvel desejado
Outro ponto que você deve considerar é seu estilo de vida. O imóvel deve atender as suas necessidades em longo prazo, já que o investimento é alto. Por isso, é preciso pensar se pretende morar sozinho por muito tempo ou se já tem uma família. Pergunte-se onde e com quem pretende estar nos próximos dez ou vinte anos.
As respostas a isso podem determinar o tamanho do imóvel e a quantidade de cômodos necessária para seu conforto e das pessoas que vão viver com você nele. Também é o momento de determinar se a melhor opção é buscar um imóvel novo, na planta ou usado (essas características influenciam, inclusive, o preço a ser pago por ele).
Pesquise o máximo que puder antes de escolher
Não se deixe levar apenas pela emoção do momento da aquisição da casa própria. Pesquise muito antes de decidir. Use a internet a seu favor para verificar o máximo possível, de acordo com o perfil que você determinou nas análises anteriores.
Faça uma lista dos apartamentos e casas que encontrar e agende a visita. O ideal é fazer isso mais de uma vez, em diferentes datas e horários, para perceber detalhes como ventilação e iluminação, vizinhança, segurança, entre outros pontos. Não deixe de prestar atenção à estrutura, acabamentos, sistema elétrico e hidráulico, pintura etc.
A compra do primeiro imóvel é, provavelmente, um dos momentos mais gratificantes da nossa vida adulta, a consolidação da nossa maturidade financeira, que proporciona uma sensação de realização incomparável. Por isso, não deixe de seguir os passos que mostramos a você neste post antes de tomar uma decisão tão importante.