Com o tema Planeta Casa, mostra estreia em 28 de maio
A CASACOR SP, mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas abre suas portas ao público de 28 de maio a 04 de agosto no Jockey Club de São Paulo. Com 9 semanas de duração, a principal edição da mostra apresenta 75 ambientes em mais de 15 mil m² unindo afetividade, sustentabilidade e muita tecnologia.
Planeta Casa é o conceito para a edição 2019 da CASACOR, que percorre 18 cidades brasileiras, 4 países da América do Sul e um da América do Norte. O tema foi baseado na tendência de cada casa se tornar o universo particular do indivíduo. É na nossa casa que podemos expressar, de forma natural e genuína, nossa afetividade e nossa conexão com o outro. E, a partir dela, demonstrar atitudes afetivas para com a comunidade que nos rodeia. “É pensar de dentro para fora, começando pela nossa individualidade e nosso propósito como ser humano. Somente assim será possível enxergar o outro, como um elo no cuidado com o mundo”, explica Lívia Pedreira, Diretora Superintendente da CASACOR.
Repensar a casa não mais como um espaço físico, mas como um estado de espírito, norteia as novas formas de morar. A geração millennial (nascidos entre 1980 e 1995) permeia essa filosofia quase nômade, do desejo de se sentir em casa em qualquer lugar do mundo. Atrelada a essa necessidade de constante movimento, a tecnologia evoluiu para uma ferramenta mais amigável e que facilita esse processo, tornando o cotidiano mais prático e interativo.
“As conexões com o outro se tornaram sem fronteiras. Nessa premissa, deixar a casa mais inteligente e organicamente integrada às inovações tecnológicas é uma das principais tendências encontradas nas últimas feiras como a Semana de Design de Milão e a Maison et Object”, explica Pedro Ariel, diretor de conteúdo e relacionamento da CASACOR.
“Quando se fala de tecnologia, não estamos nos referindo apenas ao high-tech propriamente dito, mas sim encontrar em elementos simples e até primitivos as ferramentas tecnológicas. Temos visto diversos designers e profissionais do segmento trabalhando com materiais inusitados para alcançar efeitos tecnológicos”, complementa Cristina Bava, redatora-chefe da CASACOR.
Aliada à necessidade de se beneficiar da tecnologia, vem a preocupação com valores como ética, transparência, diversidade e consciência. As pessoas procuram cada vez mais saber a procedência e o propósito do produto a ser consumido. Esse comportamento é reflexo da preocupação do indivíduo com a sua postura em relação ao mundo. “É olhar, de certa forma, com afeto para o mundo e para o futuro”, comenta Lívia.
Sustentabilidade
Nessa tessitura da afetividade, estão igualmente entrelaçadas a tecnologia e a sustentabilidade, outro importante pilar da CASACOR. Desde 2015, a mostra possui ações voltadas para a sustentabilidade e assumiu em 2016 o compromisso de buscar a certificação ISO 14.001 até 2020, que é aplicável às organizações com um desempenho ambiental correto.
Uma das conquistas da edição paulista este ano, inclusive, foi no quesito sustentabilidade: 99,3% dos resíduos gerados na mostra, entre montagem, evento e desmontagem foram desviados de aterros sanitários. A emissão de carbono foi reduzida em 54%, o que superou a meta estabelecida de 40%. Esses números confirmam a preocupação da marca em olhar, com empatia e responsabilidade, como grandes eventos afetam o meio ambiente.
Assim como a transformação do entorno de nossa casa pode acontecer a partir das nossas próprias iniciativas, a cidade também é modificada por meio de soluções que valorizam o convívio da comunidade.
Em 2019, a meta é deixar de produzir 450 toneladas dos mais diversos resíduos em todas as fases do evento e dar a destinação adequada para o restante. Apoiada nessa ideia de que melhor que reciclar é não gerar resíduos, uma das principais ações do ano acontece na bilheteria. Em 2019, a mostra deixa de imprimir 115 mil convites em papel e mais de mil passaportes plásticos, e quem adquiri-los antecipadamente estará contribuindo com a causa.
“Em comparação, se colocarmos em linha reta, todos os convites que deixaremos de imprimir, isso representaria uma metragem superior à da Linha Amarela do metrô de São Paulo, que tem 12,8km e vai da Estação da Luz à Vila Sônia. Isso exemplifica o impacto que CASACOR está exercendo no meio ambiente”, conta Darlan Firmato, Arquiteto Coordenador de Projetos da CASACOR.
Além disso, esse ano os visitantes terão acesso à Rota da Sustentabilidade da CASACOR. Antes uma área apenas de bastidores, a Central de Resíduos agora faz parte do roteiro e demonstra, com práticas diárias, como a mostra processa todos os tipos de materiais. O espaço tem uma horta de orgânicos que abastece as operações gastronômicas de ervas frescas diariamente e, além disso, uma composteira para a produção de adubo, que poderá ser levado para casa pelos visitantes.
Gastronomia
Além das tendências de arquitetura e decoração, os visitantes também terão à disposição, seja para um lanche, um drink ou um almoço elaborado com vasta experiência de sabores, 5 restaurantes e bares.
Roteiro de compras
Apresentando um roteiro completo, a CASACOR traz, esse ano, quatro lojas focadas em design, bem-estar e decoração.
Arena CASACOR
Uma das principais atrações dessa edição é a programação de talks e palestras na Arena CASACOR, que receberá, diariamente, conteúdos em temas como tendências do morar, afetividade, tecnologia, inovação e sustentabilidade, que permeiam todos os projetos apresentados em 2019. Dentre os destaques, está a série de talks CASACOR Masters, que trará grandes nomes para a programação, dentre eles, Paulo Mendes da Rocha, Jorge Elias, João Armentano e Roberto Migotto.
Inspire-se!
CASACOR SÃO PAULO 2019:
De 28 de maio a 04 de agosto
Terça a sábado: das 12h às 21h
Domingos e feriados: das 12h às 20h
Jockey Club de São Paulo – Avenida Lineu de Paula Machado, nº 1075 – Cidade Jardim
INGRESSOS:
De terça a quinta-feira:
Ingresso inteiro: R$ 64,00/ Meia entrada: R$32,00
De sexta a domingo e feriados:
Ingresso inteiro: R$ 80,00/ Meia entrada: R$40,00
Valet: R$ 40,00
Classificação: Livre
Gratuidade: Crianças até 10 anos.
As vendas dos ingressos para São Paulo estão disponíveis no site: casacor.byinti.com